segunda-feira, 16 de maio de 2016

Salvador

Salvador, você é linda
com todas suas curvas, becos e ladeiras
como és tão linda! Tão bela e tão 10.

Das tardes de sábados,
manhãs de domingos
às noites das sextas feiras

Da Boca do Rio... Vermelho...
Ribeira teu mar à Piatã, onde a Baía de todos os Santos sobe o Elevador Lacerda rodeia o Jardim de Alah e se prosta na Barra aos pés do Cristo para aplaudir até a Ponta do Humaitá mais um repousar do sol, aí então, o Farol alumia o Mar, após vadiar a cada tarde em Itapuã.

Desculpe-me Pelô e Avenida 7 que amo,
e tu também Cajazeiras, que Brotas 7 Portas de Liberdade,
mas hoje me ative ás margens
ao extenso Caminho de Areia, Águas Claras e salgadas,
com um tanto de Mata Escura
presente em cada Alto dos Coqueirinhos espalhados pela Orla Marítima.

O cheiro da tua terra,
a beleza de tua gente,
a força, garra e superação de cada ambulante, baianas de acarajé,
motoristas e policiais, professores, artistas e cantores.

Tu és Terra Matre da Poesia, dos ritmos,
de um tal de enxame, de chame gente,
que com uma aquarela de tons pinta um lindo quadro.
E como à mulheres, a depender dos olhos que te vêem,
dirão talvez, que outras tantas, são mais bonitas,
mas és tu Mãe, e em nossos corações,
continuas sendo a mais bela...

Que delícia voltar da Concha, após um espetáculo histórico de velhos baianos
que permanecem mais novos que nunca!
Então pegar aquele "buzú" no Campo Grande,
que demorou um tanto pra chegar. Mas, do que reclamar?
Quem no mundo passa toda a viagem vendo o mar?
Mesmo com chuva numa noite fria,
Do que reclamar?
Porque cometem essa injustiça com você?
Afinal, problemas todos temos
e coisas ruins acontecem a cada segundo no mundo inteiro,
porque implicam com você minha Salvador?
Porq justo com você?

Tenho imensa vontade de explorar o mundo,
conhecer muitos cantos desse Brasil,
Norte das Américas, Europa e Ásia,
e talvez passarei por anos longe de ti.
Mas em cada oportunidade, regressarei,
para tomar mais outro caldo de cana ou água de côco,
na praia do Corsário,
caminhar pelas ruas e parque do Pituaçú
e notar cada diferença na fachada das casas,
explosão imobiliária, degradações e inovações.

Queira Deus que meus últimos suspiros, sejam por aqui,
cheirando a brisa do Atlântico que salga meu rosto.
Mas se assim não for... não haverá problema.

Afinal...
como outros já disseram e acrescento "você" agora, nessa frase...

Eu posso até sair de Salvador Bahia,
mas Salvador Bahia...
jamais sairá, de mim!

Acho que isso seja paixão...
...suspeito que isso... seja Amor...

Nenhum comentário: